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Honda XR 300L Tornado 2025: – PARTE 2 – A história!

Na prática

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Honda XR 300L Tornado 2025: – PARTE 2 – A história!

Na prática 30/07/2024
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XR 300L Tornado 2025
Parte 2
Honda XR 300L Tornado 2025 em ambiente com homem ao fundo

Os anos 2000 tinham acabado de começar, e para a Honda chegara o momento de mostrar que o novo milênio traria ares de grande renovação. O trabalho dos projetistas mirou motos de grande produção para atender ao maior número possível de motociclistas. E entre os modelos de maior impacto daquela “safra” estava a Honda XR 250 Tornado, que agora ressurgiu em nova configuração, mas com o mesmo DNA vencedor.

Duas décadas atrás, a primeira Tornado foi recebida com genuíno espanto: nunca na Honda brasileira uma on-off da marca concentrava tantas inovações e tecnologia. Herdeira de modelos como a pioneira XL 250R do princípio dos anos 1980 e a XR 200R (fabricada entre 1993 e 2002), a XR 250 Tornado chegou em abril de 2001 e imediatamente se tornou a referência em termos de moto on-off road.

Os adjetivos usados pela imprensa especializada à época do lançamento não deixavam sombra de dúvida:

“O painel digital é o máximo...”,

“...é a trail do momento!”,

“Avassaladora modernidade!”

“O motor é um primor...”

Aquela Tornado pioneira definitivamente conquistou pilotos de testes e também o público em geral e, logo em seu primeiro ano de comercialização, superou as expectativas mais otimistas, vendendo cerca de 5 vezes mais do que sua mais direta concorrente. Abaixo, vale a pena dar uma repassada na história da Honda Tornado pioneira, vendida de 2001 até o final de 2008 e sempre um tremendo sucesso:

Motor – Totalmente inédito, o motor da XR 250 Tornado era um monocilíndrico DOHC capaz de gerar 23,2 cv e 2,41 kgm.f, o que proporcionava desempenho excelente e também baixo consumo de combustível, lembrando que o sistema de alimentação à época ainda era o carburador e que então não havia tantas restrições à emissão de poluentes. Outro progresso do modelo era o câmbio de seis marchas.

Ciclística – Chassi de aço tipo semiduplo associado a suspensões de longo curso, com o interessante detalhe de que era possível variar a altura total da XR 250 Tornado em 4 cm, atuando na fixação das bengalas da suspensão dianteira e reposicionando o conjunto mola/amortecedor, que dispunha de dois diferentes pontos de fixação inferiores. Havia, inclusive, um cavalete diferente, mais curto, como equipamento original para quem preferisse a Tornado em versão baixa. A inscrição Double High Sus na lateral escancarava esse exclusivo caráter da Tornado.

Design – Nesse item a XR 250 Tornado de 2001 simplesmente arrasou, evocando o visual que remetia às Honda CR de motocross. O ponto alto eram as aletas plásticas que envolviam a lateral do tanque, o que deu ao modelo uma aparência agressiva, exaltada pelas laterais ágeis, o banco longo e plano e os elementos compactos, como o farol e a lanterna traseira, evocando apropriadamente o caráter de uma moto pensada para encarar trilhas. O painel era outro elemento de enorme atração, totalmente digital e dotado de muitos recursos. Interessante observar que, durante o tempo em que ficou no mercado, a XR 250 Tornado pouco mudou em termos estéticos, recebendo basicamente uma modernização de grafismos e mínimo redesenho de partes plásticas em 2006, além da mudança de carenagem de farol, lanterna traseira e ponteira de escape. 

E mais – De 2001 até o final de 2008, foram produzidas praticamente 200 mil XR 250 Tornado, e o modelo só parou de ser vendido no Brasil por causa da entrada em vigor do Promot 3, tendo sido substituído pela XRE 300 equipado com sistema de injeção d-FI. Porém a competência da Tornado fez com que ela continuasse em produção na fábrica de Manaus, AM para atender a demandas de exportação a países sul-americanos com legislação menos restritiva quanto a emissões. O total de motos Honda Tornado fabricadas no Brasil de 2001 a 2023 se aproximou de 350 mil unidades.