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A novíssima Tornado é uma das mais surpreendentes e festejadas novidades do mundo da motocicleta no Brasil em 2024. Resgatar um nome poderoso do passado, aplicado a uma moto que entre 2001 e 2008 foi best-seller, não visou unicamente o aspecto mercadológico, mas, sim, oferecer aos clientes da Honda uma nova opção no cada vez mais concorrido mundo das motos on-off.
Com a chegada desta nova Tornado 300, são nada menos do que três as motocicletas Honda “Made in Manaus” no segmento: a CRF 250F, uma enduro puro-sangue para uso exclusivo em pistas e trilhas, a versátil XRE 300L Sahara, uma aventureira que não escolhe caminhos, e a novíssima XR 300L Tornado, uma bem-sucedida mistura das motocicletas citadas, mas com uma personalidade própria que a insere na lista dos desejos de um grande número de motociclistas.
Abaixo, conheça as principais características da novidade, tanto no aspecto do design e do desempenho quanto nas especificações técnicas:
Motor – O sistema FlexOne permite abastecer a Tornado 300 com etanol e/ou gasolina por conta do sistema PGM-FI. O motor monocilíndrico é do tipo OHC, arrefecido a ar, com 293,5 cm3, e oferece 24,8 cv de potência e 2,74 kgf.m de torque, números mais do que suficientes para os 143 kg de peso a seco da Tornado, cifra seis quilos inferior à da Sahara 300 Adventure. A transmissão está a cargo de um câmbio de seis marchas com embreagem assistida/deslizante.
Ciclística – A XR 300L Tornado conta com uma versão do robusto chassi berço duplo de aço da CRF 250F, várias vezes vencedora do Rally dos Sertões. Esse é o melhor cartão de visitas do modelo sob o ponto de vista da robustez e da eficiência em uso off-road. As suspensões seguem receita semelhante: na dianteira, o garfo telescópico com 245 mm de curso com mesas exclusivas do modelo. Os tubos internos da suspensão são protegidos por sanfonas plásticas, como manda a cartilha da moto off-road pura. Na traseira, o conjunto mola-amortecedor é dotado do sistema Pro-Link regulável e comanda uma balança de alumínio que oferece 227 mm de curso à roda. Aliás, as rodas da nova Tornado 300 – aros 21 e 18 – trazem aros de alumínio, com predisposição para a instalação de travas de pneus. A frenagem dispõe de ABS de dois canais, com discos de 256 mm na frente e 220 mm atrás.
Design – O tanque metálico da Tornado é protegido por superfícies plásticas, que garantem não apenas a devida proteção nos eventuais tombos do off-road, como também a captação de ar para refrigeração do motor. O para-lama dianteiro é elevado, e sob o motor está presente o “skid-plate”, robusto protetor da parte inferior de plástico. Na rabeta, a nova lanterna é protegida pela superfície que está no mesmo nível que o banco, e tem úteis alças laterais de aço revestido de borracha. Outro detalhe da nova Tornado é o banco, que avança sobre o tanque e tem uma superfície plana, adequada para uso “off-road”. Destaque também merece o painel 100% digital, com indicador de marcha, marcador de combustível, computador de bordo e hodômetros parcial e total. A iluminação é full LED.
E mais – A XR 300L Tornado chegou para ocupar um novo nicho, atendendo quem quer uma moto habilitada para encarar trilhas de fim de semana e ser competente como vetor de transporte urbano e/ou rodoviário no dia a dia. Mais do que resgatar aos dias atuais um nome de sucesso do passado, a novidade surge como uma alternativa que faltava no cada vez mais bem servido lineup da Honda, líder indiscutível em vendas, criatividade, tecnologia, resistência e valor de revenda.
Lateral direita da Motocicleta Honda Tornado 2025
Detalhes Lateral direita da Honda Tornado 2025
Lateral esquerda da Motocicleta Honda Tornado 2025
Grafismo da Honda Tornado 2025
Detalhes farol da Honda Tornado 2025