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Honda XR 300L Tornado 2025: – PARTE 1 – A novidade!

Na prática

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Honda XR 300L Tornado 2025: – PARTE 1 – A novidade!

Na prática 03/07/2024
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XR 300L Tornado 2025
Parte 1
Motocicleta Honda XR 300L Tornado 2025

A novíssima Tornado é uma das mais surpreendentes e festejadas novidades do mundo da motocicleta no Brasil em 2024. Resgatar um nome poderoso do passado, aplicado a uma moto que entre 2001 e 2008 foi best-seller, não visou unicamente o aspecto mercadológico, mas, sim, oferecer aos clientes da Honda uma nova opção no cada vez mais concorrido mundo das motos on-off. 

Com a chegada desta nova Tornado 300, são nada menos do que três as motocicletas Honda “Made in Manaus” no segmento: a CRF 250F, uma enduro puro-sangue para uso exclusivo em pistas e trilhas, a versátil XRE 300L Sahara, uma aventureira que não escolhe caminhos, e a novíssima XR 300L Tornado, uma bem-sucedida mistura das motocicletas citadas, mas com uma personalidade própria que a insere na lista dos desejos de um grande número de motociclistas.

 

Abaixo, conheça as principais características da novidade, tanto no aspecto do design e do desempenho quanto nas especificações técnicas:

Motor – O sistema FlexOne permite abastecer a Tornado 300 com etanol e/ou gasolina por conta do sistema PGM-FI. O motor monocilíndrico é do tipo OHC, arrefecido a ar, com 293,5 cm3, e oferece 24,8 cv de potência e 2,74 kgf.m de torque, números mais do que suficientes para os 143 kg de peso a seco da Tornado, cifra seis quilos inferior à da Sahara 300 Adventure. A transmissão está a cargo de um câmbio de seis marchas com embreagem assistida/deslizante.

Ciclística – A XR 300L Tornado conta com uma versão do robusto chassi berço duplo de aço da CRF 250F, várias vezes vencedora do Rally dos Sertões. Esse é o melhor cartão de visitas do modelo sob o ponto de vista da robustez e da eficiência em uso off-road. As suspensões seguem receita semelhante: na dianteira, o garfo telescópico com 245 mm de curso com mesas exclusivas do modelo. Os tubos internos da suspensão são protegidos por sanfonas plásticas, como manda a cartilha da moto off-road pura. Na traseira, o conjunto mola-amortecedor é dotado do sistema Pro-Link regulável e comanda uma balança de alumínio que oferece 227 mm de curso à roda. Aliás, as rodas da nova Tornado 300 – aros 21 e 18 – trazem aros de alumínio, com predisposição para a instalação de travas de pneus. A frenagem dispõe de ABS de dois canais, com discos de 256 mm na frente e 220 mm atrás.

Design – O tanque metálico da Tornado é protegido por superfícies plásticas, que garantem não apenas a devida proteção nos eventuais tombos do off-road, como também a captação de ar para refrigeração do motor. O para-lama dianteiro é elevado, e sob o motor está presente o “skid-plate”, robusto protetor da parte inferior de plástico. Na rabeta, a nova lanterna é protegida pela superfície que está no mesmo nível que o banco, e tem úteis alças laterais de aço revestido de borracha. Outro detalhe
da nova Tornado é o banco, que avança sobre o tanque e tem uma superfície plana, adequada para uso “off-road”. Destaque também merece o painel 100% digital, com indicador de marcha, marcador de combustível, computador de bordo e hodômetros parcial e total. A iluminação é full LED.

 

E mais – A XR 300L Tornado chegou para ocupar um novo nicho, atendendo quem quer uma moto habilitada para encarar trilhas de fim de semana e ser competente como vetor de transporte urbano e/ou rodoviário no dia a dia. Mais do que resgatar aos dias atuais um nome de sucesso do passado, a novidade surge como uma alternativa que faltava no cada vez mais bem servido lineup da Honda, líder indiscutível em vendas, criatividade, tecnologia, resistência e valor de revenda.