Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.
O protagonismo tecnológico da Honda é reconhecido há décadas. Uma das mais recentes realizações da empresa no âmbito técnico é o câmbio DCT – Dual-Clutch Transmission –, uma obra de arte da engenharia, que é exclusividade da Honda no cenário da indústria motociclística mundial.
Há mais de uma década o câmbio DCT está presente no line-up da Honda, inicialmente equipando modelos como as lendárias VFR 1200F e VFR 1200X Crosstourer e, posteriormente, em versão aperfeiçoada, a GL 1800 Gold Wing, CRF 1100F Africa Twin, X-ADV e NC 750X.
Foi exatamente através da Africa Twin e da NC que a fábrica da Honda em Manaus entrou para a história, sendo a única unidade fabril fora do Japão habilitada a produzir o genial câmbio DCT, comprovando assim a excelência produtiva da Honda no Brasil.
Para deixar claro que – independentemente de onde seja produzido – o câmbio DCT é um sistema altamente confiável, prático e, sobretudo, extremamente eficiente, convidamos os melhores jornalistas especializados em motocicletas do país para rodar com as motos Honda NC 750X DCT na Serra Gaúcha.
O cenário escolhido, reconhecido pela beleza natural e importantes destinos turísticos, como as cidades de Gramado, Canela, Garibaldi e Caxias do Sul, entre outras, tem uma característica especialmente bem-vinda para avaliar o câmbio DCT: estradinhas tortuosas e muito sobe e desce entremeados por curvas de todo tipo.
Nesse contexto, a eficiência do câmbio DCT foi posta à prova por quem está habituado a testar motos de todo tipo em situações extremas, seja na pista ou no fora de estrada.
Obviamente, todos os jornalistas presentes já haviam pilotado modelos equipados com o câmbio DCT, no entanto, a chance de poder percorrer um mesmo trajeto com a NC 750X DCT fez com que um definitivo tira-teima fosse realizado, dando a oportunidade do sempre necessário confronto de opiniões.
Ao final, o saldo da iniciativa foi a unanimidade: o DCT, definitivamente, facilita a pilotagem sob todos os pontos de vista. Não se trata apenas de não mais ser necessário atuar em uma alavanca de embreagem ou pedal de câmbio, inexistentes na NC 750X, mas, sim, de verificar a elevada eficiência da eletrônica que realiza a gestão das seis marchas disponíveis no DCT, cuja seleção pode ser feita pelos dedos da mão esquerda através de ergonômicas teclas no punho ou de modo automático.
Em qualquer uma das opções escolhidas, reduzir ou “subir” marcha ocorre de maneira rápida e suave, o que permite não apenas um melhor foco na pilotagem em si – trajetória e ponto de frenagem e de aceleração –, como também elimina a chance de um erro de mudança de marcha que leve à perda de estabilidade.
Enfim, a Honda NC 750X DCT foi mais uma vez aprovada com louvor pelos mais experientes pilotos de testes do Brasil. Gente com senso crítico apurado e muito critério, que tem a chance – felicidade! – de rodar com todo tipo de motocicleta, fazer viagem de moto e que, nas curvas da Serra Gaúcha, puderam confirmar a competência da Honda NC 750X DCT.
Piloto em sua Honda fazendo curva em estrada na serra gaúcha
Oito pilotos em suas motocicletas prontos para iniciar viagem
Pilotos em suas motocicletas prontos para iniciar viagem
Grupo de pilotos com capacetes para cima em vibração em estrada da serra gaúcha
Piloto em estrada curva na serra gaúcha
Piloto em percurso na serra gaúcha
Pilotos reunidos em suas motocicletas honda
Piloto na estrada da serra gaúcha