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Moto Honda NC 750X: câmbio DCT ou manual?

Na prática

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Moto Honda NC 750X: câmbio DCT ou manual?

Na prática 10/07/2023
Piloto com sua Moto Honda NC 750X atravessando rio

Desde seu surgimento a Honda NC é uma motocicleta que chama atenção por soluções técnicas que confirmam a sigla “NC”, de New Concept (novo conceito em inglês). A receita do motor bicilindro que privilegia o torque, o chassi tubular de aço pensado para abrigar o reservatório de combustível sob o banco – e com isso dar lugar a um porta-capacete no lugar onde normalmente estaria o tanque – faz dela uma moto realmente especial.  Além disso, a NC é inovadora também por misturar características de naked às de uma aventureira, o que resultou em genuína crossover, moto versátil, que se presta a muitos tipos de usos.

O mais recente progresso da NC 750X à venda no Brasil é a chegada da versão equipada com o câmbio DCT – Dual Clutch Transmission, que já equipava modelos como a Honda GL 1800 Gold Wing, a CRF 1100L Africa Twin e a scooter X-ADV. A decisão de oferecer a NC 750X tanto com câmbio manual como com o DCT ampliou a versatilidade desta Honda cheia de personalidade.

Qual escolher? A NC 750X com o moderno câmbio DCT ou a versão com o câmbio tradicional? A questão é interessante tendo em vista que a diferença de preço entre uma e outra é pequena, cerca de 10% a mais para a versão com o DCT. Ambas contam com motor, chassi, suspensões e freios idênticos, e o mesmo pode ser dito a respeito do visual, o que torna optar por uma ou outra uma decisão ainda mais complexa.

Em termos dinâmicos as duas NC 750X se equivalem: a versão equipada com DCT pesa 10 kg a mais, cifra insuficiente para gerar uma desvantagem relevante frente à versão de câmbio convencional em performance, velocidade máxima, aceleração ou consumo. 

Qualquer que seja o tipo de câmbio, todas as Honda NC 750X vem com sistema de acelerador eletrônico TBWThrottle By Wire e três modos de condução – SPORT, RAIN e STANDARD mais um personalizável, o USER. Na prática, estes Riding Modes alteram a entrega da potência à roda, a ação do freio-motor e o nível de atuação do sistema de controle de tração HSTCHonda Selectable Torque Control.

No fim das contas, responder à pergunta “Qual escolher?” é bem difícil. No fundo, vai do gosto pessoal: os mais tradicionais preferirão a moto NC 750X com alavanca de embreagem e pedal de câmbio, enquanto os mais atentos ao fascínio de novas tecnologias não abrirão mão da moderna tecnologia DCT, que possibilita mudanças de marcha com um mero toque em teclas situadas no punho esquerdo ou simplesmente entregar à eletrônica a tarefa de selecionar a marcha certa, selecionando a opção AUTO.

Um destaque da NC 750X em qualquer versão de câmbio é a extensa oferta de acessórios originais Honda com componentes como o protetor tubular de carenagem, faróis de neblina, suporte traseiro e top Box de 38 litros,
malas laterais e respectiva estrutura de fixação.

Boa na estrada, boa na cidade, boa para encarar pisos ruins e engolir quilômetros consumindo pouco combustível, a NC 750X é uma motocicleta sem concorrentes, única em sua categoria tanto pela eficiência como pela exclusiva possibilidade de optar por câmbio convencional ou DCT, uma tecnologia que só a Honda oferece a seus clientes. E aí, qual é a Honda NC 750X de seus sonhos?