Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.
O que levou a Honda resgatar o nome Hornet? Uma resposta mais apressada diria que foi atrelar um nome vitorioso de um produto do passado a uma novidade e, portanto, “pegar carona” no sucesso de outros tempos. Teria sido isso? Será mesmo que o maior fabricante mundial de motocicletas e nº1 do Brasil desde sempre precisa desse truquezinho? Definitivamente, não, e abaixo você entenderá tudo e saberá porque você precisa colocar a Honda CB750 em sua garagem.
Uma Hornet de verdade? Sim! O que marcou a Hornet antiga foi sua esportividade, e isto está preservado na CB750. Quando a primeira Hornet surgiu, há mais de duas décadas, a filosofia construtiva tinha como conceito privilegiar a potência máxima, cabendo à parte ciclística um papel secundário. Deste modo, a pioneira CB600F Hornet era um modelo que chamava a atenção por sua elevadíssima potência máxima. A CB750 Hornet nova preserva agressividade, mas sem excessos, com um melhor conjunto, como veremos a seguir.
E o motor da Hornet atual Vs. o motor da antiga?Sai o motor quatro em linha de 599 cc e cerca de 100 cv de potência da Hornet pioneira e entra um motor bicilíndro de 755 cc, com cerca de cv 70, na Hornet nova. Uma leitura simplista desemboca na afirmação de que houve perda. Na verdade, o atual conceito no projeto de motocicletas privilegia o conjunto, a usabilidade. Nestes termos, deve se prestar menos atenção no valor absoluto de potência e mais no que a motocicleta entrega em termos de desempenho real.
Ciclística da Hornet atual Vs. a ciclística da antiga?A CB600F Hornet teve, basicamente, dois tipos de chassis, o primeiro realizado em tubos de aço e, posteriormente, um com estrutura em alumínio. Ambos com arquitetura tipo Diamond, com motor sendo parte estrutural. Esta é a mesma arquitetura usada na atual Honda CB750, cujo chassi da moto é construído com tubos e partes estampadas de aço. A diferença entre os chassis anteriores e o atual está nas duas décadas em termos de progresso em tecnologia. As Hornet antigas ou nova se valem da arquitetura Diamond, porém a eficiência dinâmica atual é muito superior. Os tubos hoje são de diferentes espessuras, tanto diâmetro externo como paredes, que permite ao chassi “trabalhar” melhor, resultando em mais maneabilidade e controle. Além disso, há a questão “freios”, item onde os sistemas atuais, com pinças de fixação radial e freio de discos Wave com sistema ABS, garantem maior segurança e eficiência.
Pilotagem: o que diferencia a CB750 Hornet das versões originais?Sua majestade, o controle! Parte do fascínio da antiga Hornet era a fúria de seu motor e o espetacular urro do quatro em linha com escapamento 4x1. Os tempos eram outros, com menores restrições do ponto de vista de emissões, seja de gases nocivos, seja de ruído. A nova CB750 Hornet entrega melhor desempenho global, ou seja, o conjunto motor-cicística é mais homogêneo, o que resulta em dirigibilidade melhor. Esqueça a potência máxima maior da antiga hornet, e perceba que a atual tem um torque cerca de 10% superior a uma rotação bem mais baixa (7.000 rpm contra 10.500 rpm). Isso resultada em uma pilotagem segura mais relax e com a moto sempre “na mão”.
Eletrônica da CB750 Hornet, literalmente décadas à frente...A 1ª CB600F Hornet usava carburadores... Esta informação bastaria para mostrar o estágio de tecnologia da CB600F quando foi lançada. É certo que, sucessivamente, o modelo recebeu atualizações (injeção PGM-FI, ABS...) mas, mesmo assim, comparar a última das Hornet a CB750 Hornet é covardia: os modos de pilotagem, que atualmente são cinco e permitem adequar desempenho à situação de uso, nem sequer existiam. E o que dizer de itens como o painel TFT de 5” colorido, a iluminação full-LED e o controle de tração HSTC - Honda Torque Control System? Nem nos sonhos...
O que mais?Certamente as CB600F Hornet foram motos fascinantes, e que ainda hoje despertam admiração pelas suas especificações, design e qualidade dinâmica. Porém, a comparação entre a CB750 Hornet e suas antepassadas é cruel tendo em vista o conjunto homogêneo e a tecnologia embarcada no modelo atual, que lhe confere um desempenho global superior. Duvida? Então pare de “pilotar ficha técnica” e agende um test-ride na concessionária mais próxima. Você vai se surpreender...
Chassi e motor moto Honda
Destaque painel moto Honda
Frente motocicleta Honda
Honda visão lateral com motor em destaque
Parte dianteira de uma moto Honda
Piloto fazendo curva numa Honda
Zoom em roda de motocicleta Honda