A tecnologia e a inovação são fundamentais para a evolução das motocicletas e para a mobilidade urbana, impactando diretamente o dia a dia das pessoas. Por isso, estar sempre atualizado do que acontece no mundo das motos te deixa um passo à frente em todos os sentidos.
A frenagem CBS – Combined Brake System –, também conhecida por “Combi Brake”, é uma invenção que se tivesse surgido mais cedo teria evitado muitos problemas, e acidentes, claro.
Atualmente, um terço dos modelos comercializados pela Honda Brasil são equipados com esta tecnologia. Direcionado a modelos de baixa cilindrada, o Combi Brake se caracteriza por ser tecnicamente simples, ter baixo custo de construção e manutenção e apresentar grande eficiência em motonetas, scooters e motos leves.
O Combi Brake reduz efetivamente a distância de frenagem pois faz com que um único comando – a alavanca de freio esquerdo nas scooters ou o pedal do freio nas motos – acione simultaneamente o freio da roda dianteira quanto o freio traseiro.
Infelizmente, ainda são muitos os motociclistas que evitam o uso do freio dianteiro, acionado pela alavanca posicionada do lado direito do guidão tanto em motos quanto em scooters. Isto acontece pela crença, totalmente infundada, de que frear a moto com freio dianteiro levaria a uma capotagem. Tal bobagem é discretamente corrigida pelo sistema Combi Brake, que gera frenagens mais eficientes e em espaços mais curtos “na marra”.
O freio CBS não exige componentes eletrônicos para seu funcionamento assim como não eleva o peso dos veículos. Na prática, ao acionar a alavanca de freio à esquerda do guidão (nas scooters) ou o pedal de freio nas motos, cerca de 20 a 30% da força é direcionada ao freio dianteiro, enquanto a parcela restante vai para o freio traseiro.
A existência do sistema Combi Brake, não modifica a tradicional atuação da alavanca de freio da direita, exclusiva do freio dianteiro. Deste modo, a frenagem ideal permanece sendo aquela ensinada pelos melhores e mais experientes instrutores de pilotagem: dosar a força sempre privilegiando o freio dianteiro e usar o traseiro como freio auxiliar.
É claro que a frenagem ideal pode variar de acordo com fatores como o tipo de pavimentação, se levamos carga ou garupa ou mesmo se a frenagem vai ocorrer em subida, no plano ou em descida. Porém, de um modo geral, a chegada do Combi Brake facilitou muito a complexa arte de frear bem motos ou scooters em qualquer que seja a situação.
Apesar da inquestionável melhora nos espaços de frenagem proporcionada pelo sistema Combi Brake, tal tecnologia não elimina a necessidade de pilotar atentamente, respeitando seus limites, os da moto e principalmente usar grandes doses de bom senso e civilidade sempre que você estiver no comando de um guidão.
Detalhe Roda com freio CBS
Desenho de Alavanca esquerda com acionamento do freio CBS
Desenho comparativo de frenagem com freio traseiro versus freio CBS