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As vantagens do controle de tração

Mobilidade

A tecnologia e a inovação são fundamentais para a evolução das motocicletas e para a mobilidade urbana, impactando diretamente o dia a dia das pessoas. Por isso, estar sempre atualizado do que acontece no mundo das motos te deixa um passo à frente em todos os sentidos.

As vantagens do controle de tração

Mobilidade 20/08/2024
 Africa Twin derrapando em estrada de terra

A evolução da eletrônica nas motocicletas é uma realidade que nos deu motos e scooters melhores. Segurança, economia e eficiência se escondem por trás de siglas como PGM-FI, a injeção eletrônica da Honda, o sistema ABS, que garante frenagens mais seguras, e o menos conhecido HSTC – Honda Selectable Torque Control, o controle de tração desenvolvido pela Honda e aplicado a diversos modelos.

Para que serve o controle de tração? Ele limita o patinamento da roda traseira na fase de aceleração e, com isso, a perda de aderência em terrenos escorregadios. A consequência é reduzir a chance de perda de equilíbrio, aumentando a segurança do motociclista. A primeira motocicleta Honda a ser equipada com controle de tração, no já distante ano de 1992, foi a Honda ST 1100 Pan European, uma touring de grande porte

Desde então, a tecnologia só evoluiu, e hoje equipa diversos modelos da marca. No Brasil, o HSTC está presente nas versões ABS da scooter PCX e nas scooters Forza 350 e X-ADV. Nas motos, o HSTC equipa a gigante GL 1800 Gold Wing, a CBR 1000RR-R Fireblade SP, as CB 1000R, NC 750X MT e DCT e as maxitrails CRF 1100L Africa Twin em todas as suas versões.

Mas o que é o controle de tração e como funciona? Sensores detectam quando a velocidade de rotação da roda traseira ultrapassa a velocidade da roda dianteira, o que indica derrapagem. Instantaneamente, a ECU – Electronic Control Unit, o dispositivo que gerencia o funcionamento do motor, age, limitando a potência enviada para a roda e, com isso, o patinamento da roda é reduzido ou até mesmo cancelado.

Usar o controle de tração ligado ou desligado? Na PCX, há uma tecla para tal, e, em alguns modelos mais sofisticados, é possível inclusive selecionar o nível de atuação do HSTC. O desligamento ou mesmo a redução da ação visa atender a situações de utilização extremas, nas quais pode ser desejável que a roda patine, como, por exemplo, em um lamaçal para sair de um atolamento ou em pilotagem off-road nas motos Africa Twin, quando uma pequena perda de aderência auxilia na pilotagem mais esportiva. Mesmo discurso se aplica à Fireblade quando utilizada em pista.

O sistema de controle de tração efetivamente contribui para a segurança dos motociclistas, e a tendência é que venha a equipar cada vez mais modelos, garantindo assim uma pilotagem mais tranquila aos motociclistas inexperientes e uma tocada mais efetiva para os mais habilidosos.