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Motocicleta Honda Dream C70: a primeira da marca com motor de dois cilindros

Clássicos

As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.

Motocicleta Honda Dream C70: a primeira da marca com motor de dois cilindros

Clássicos 13/06/2024
Encarte com foto de Soichiro Honda em uma Motocicleta Honda Dream C70

Na metade dos anos 1950, a Honda buscava chamar atenção do mundo para a sua capacidade técnica. Naquela altura, a empresa fundada por Soichiro Honda já havia se consolidado como uma gigante na produção de motocicletas, tendo alcançado a liderança no mercado japonês, mas ainda era uma desconhecida no restante do planeta.

Foi nesse momento que os projetistas receberam o sinal verde para ousar, e, em julho de 1957, surgia a Honda Dream C70, a primeira moto da marca equipada com um motor quatro tempos bicilíndrico refrigerado a ar. Com arquitetura de cilindros paralelos e 250 cm3 de capacidade, tal motor representava uma verdadeira ousadia tecnológica, que surpreendeu aqueles que pensavam que a Honda seria, eternamente, apenas uma grande fabricante de pequenas motocicletas para o mercado interno, nada mais do que isso.

Naquela época, a indústria motociclística mundial era liderada por marcas inglesas, italianas e alemãs, países que detinham o máximo da tecnologia, dominando vendas e competições. Além disso, o conceito de “moto grande”, até então, representava motores com no máximo 500 cc, monocilíndricos ou bicilíndricos.

Soichiro Honda, que tocou pessoalmente o novo projeto, resolveu que entraria no mundo das “motonas” de modo cauteloso do ponto de vista da capacidade cúbica, “apenas” 250 cc, mas foi bastante atrevido nas escolhas técnicas aplicadas a esse primeiro modelo Honda com motor de dois cilindros.

A Honda Dream C70 tinha um motor todo feito de liga de alumínio, dotado de comando no cabeçote acionado por corrente, lubrificação por cárter seco e câmbio de quatro marchas. As válvulas eram duas por cilindro e o carburador um único Keihin de 22 mm de venturi. A potência máxima era de 18 cv a 7.400 rpm, que permitia alcançar uma velocidade de 130 km/h. Seu peso a seco era de 158 kg. Era a mais rápida 250 cc da época.

A intenção de Soichiro Honda – chamar a atenção do mundo para sua marca – deu certo. E a decisão de expor a Dream C70 no Salão de Amsterdã, Holanda, de 1958 escancarou definitivamente sua intenção de transformar a Honda em uma marca mundial. A Dream C70 não era uma cópia de motos europeias, mas, sim, um design inédito, que chamou atenção principalmente pelas características técnicas de seu motor, uma vez que a parte ciclística não acompanhava a modernidade – um clássico quadro estampado de aço, com suspensão dianteira por links e traseira bichoque. 

A estética da moto Honda Dream C70, primeiríssima Honda com motor de dois cilindros, inaugurou o chamado “Shrine Style”, algo como “estilo templo”, em português, caracterizado por detalhes como a capa de farol quadrada. O modelo, do qual foram produzidos 27.253 exemplares de 1957 a 1959, posteriormente recebeu aperfeiçoamentos no motor e modernização da ciclística, dando origem a uma linhagem de motos que, partindo da mesma base mecânica, resultou em modelos de 125 a 305 cc, alguns dos quais muito interessantes, que merecerão um capítulo à parte aqui no Blog Asas da Liberdade. Não perca!