Encontrar uma concessionária

Maio Amarelo 2023: cinco dicas para sua segurança no trânsito

Na prática

Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.

Maio Amarelo 2023: cinco dicas para sua segurança no trânsito

Na prática 11/05/2023
Logo 10 anos Maio Amarelo

O slogan do MAIO AMARELO 2023 – NO TRÂNSITO, ESCOLHA A VIDA – é bem mais do que uma mera mensagem teórica. É uma chamada à consciência que deve ser posta em prática “ontem”.

Completando uma década em 2023, o movimento MAIO AMARELO usa a cor símbolo de atenção, presente na sinalização de nossas ruas e avenidas, para alertar sobre a importância de termos um trânsito seguro para todos.

Quem comanda veículos, é passageiro ou mesmo – e sobretudo! – usa a ruas, estradas e avenidas para circular de moto, bicicleta ou a pé (são a parte mais frágil de todo o contexto) tem dever de lutar por um trânsito mais seguro.

Para sair da teoria e partir para a prática, seguem cinco dicas miradas a motociclistas, que se adotadas vão mostrar que nós, a turma do guidão, somos gente do bem.

CUMPRA REGRAS – Especialmente nas grandes cidades do Brasil a agilidade de motos e scooters é uma benção. Ajudam a diminuir tempo dos trajetos e servem à sociedade como vetor rápido de entregas do que for – alimento, remédio, documento. No entanto, esta agilidade está sendo mal usada, pois uma parcela dos motociclistas está exagerando no desrespeito às regras mais básicas do trânsito, como o farol vermelho, a faixa de pedestre e excesso de velocidade. Estes vícios de (mau) comportamento devem ser repensados, e abolidos, claro!

CUIDE DOS OUTROS – Levar alguém na garupa exige redobrar a atenção. Ser o responsável pela condução implica em pilotar mais cautelosamente e jamais assumir riscos desnecessários transportando passageiros. Fora isso, é importante lembrar que motos e scooters tem a dirigibilidade prejudicada pelo peso de quem está de carona, condição que aumenta espaços de frenagem e diminui a capacidade de reação em manobras de emergência.

PILOTE EQUIPADO – A questão do equipamento para moto é séria, pois faz uma enorme diferença usar só o que a lei exige – capacete e calçado adequado – ou caprichar um pouquinho mais nos aparatos de proteção. Acostume-se a usar uma jaqueta com proteção para cotovelos, ombros e coluna, calça com joelheiras, luvas e um calçado que pelo menos proteja seus tornozelos. Tal conjunto eliminará a maior parte dos danos físicos de um acidente bobinho reduzindo danos graves em um acidente mais sério.

CAPRICHE NA MÁQUINA – Velha ou nova, grande ou pequena, sua moto ou scooter merece sempre o melhor em termos de manutenção. Pneus são a parte mais delicada, pois é o ponto de contato entre você e o piso: se os pneus estiverem em mau estado... acidente à vista! Outro importante aspecto é iluminação. Rodar com lâmpadas queimadas rende multa e, principalmente, muita insegurança. Outra triste mania, que vem aumentando, é a de alterar o sistema de escape, estragando o catalisador para liberar um “ronco legal” (???), como supostamente aumentar o desempenho. Pô gente, quer coisa mais sem sentido que motor barulhento? E, quanto ao catalisador, ilude-se que, acredita na lenda que ele prejudica a performance. Detalhe: mudar a originalidade do escape é passível de multa.

AGRESSIVIDADE NUNCA – Um sério problema de nosso trânsito é a intolerância. A maioria age com se fosse um motociclista/motorista perfeito, que jamais erra, reagindo às distrações ou erros dos outros de modo excessivamente agressivo. Gesticular demais, buzinar exageradamente ou ofender, seja por palavras ou gestos, não ajuda corrigir erros, não ensina nada. É apenas um desabafo que pode gerar consequências ruins, pois agressividade gera agressividade. Compartilhar o espaço de vias públicas exige paciência e compreensão. Nem todos são tão bons ao guidão ou volante, e certamente a maioria dos erros não é proposital. Com diz o slogan do MAIO AMARELO 2023, NO TRÂNSITO ESCOLHA A VIDA, não a guerra, e seja feliz!