As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.
Honda VFR 750R RC30, a moto superesportiva campeã das pistas
1987 é um ano lembrado pelos amantes das motos superesportivas como os apaixonados por vinhos recordam de anos com safras incomuns, que produzem uvas excepcionais e, consequentemente, bebidas de altíssima qualidade. No caso das motos, o “rótulo” estampava Honda VFR 750R, uma motocicleta de uma safra para lá de especial.
RC30: o modelo de moto superesportiva que virou lenda
A máquina acabou sendo mais conhecida pelo nome do projeto usado internamente – RC30 –, sigla esta cuja simples menção faz motociclistas conhecedores da história das superesportivas sorrirem, pois sabem o que a genuína puro-sangue representou à sua época: altíssima tecnologia sobre duas rodas. A RC30 virou lenda por ser uma moto muito à frente de seu tempo, cujo domínio nas pistas de todo o planeta comprovou esta afirmação.
Origem da Honda VFR 750R RC30
Produzida na fábrica de Hamamatsu, Japão, em pouquíssimos exemplares – exatamente 4.784 –, entre os anos de 1987 e 1990, e montada à mão por uma atenta equipe de técnicos altamente qualificados, sua sofisticação técnica de certa maneira inaugurou um padrão que, tempos depois, viria a ser conhecido como “race replica”: alta especificação dos modelos de motocicleta dedicados à pista, mas que podiam ser emplacados para uso normal.
Motor V4
Mas de “normal” a RC30 não tinha nada. O motor era uma joia mecânica, um DOHC V4 a 90 graus, que derivava das Honda 750, protótipos de fábrica que dominaram as corridas de Endurance da época, como a famosa 8 Horas de Suzuka.
A característica principal do motor V4 da RC30 era ter os comandos de válvulas acionados por “cascata de engrenagens”, posicionados no meio do motor, um sistema complexo, mas que garantia precisão superior e alto desempenho. As bielas eram feitas de liga de titânio, metal caro e extremamente leve, as rodas e diversas partes do motor eram de magnésio e os pistões forjados tinham apenas dois anéis de segmento, visando redução de peso e da altura da “saia”.
Chassi e amortecedor
O chassi de alumínio do tipo trave dupla tinha a coluna de direção e o suporte do eixo da balança fundidos sob pressão. Na dianteira, a suspensão Showa regulável de 43 mm contava com sistema de desengate rápido da roda.
Na traseira, o conjunto mola-amortecedor estava conectado a uma balança monobraço tipo Pro-Arm, para facilitar uma rápida substituição da roda traseira. Os freios a disco, de 310 mm na dianteira, eram o que de melhor havia na época.
Moto superesportiva campeã nas pistas do mundo inteiro
A Honda RC30 dominou os dois primeiros Campeonatos Mundiais de Superbikes, realizados em 1988 e 1989, além de vencer inúmeras corridas de Endurance e campeonatos regionais. Era uma moto que, apesar do elevado preço – o equivalente a cerca de 40 mil dólares atuais –, todos queriam ter, pois era a garantia de vitória nas pistas – ou de desempenho incomparável nas estradas.
Desempenho técnico da moto Honda RC30
· Potência máxima: 120 cv a 12.500 rpm
· Peso a seco: cerca de 180 kg
· Relação peso-potência: excelente
A potência máxima da motocicleta, de cerca 120 cv a 12.500 rpm, pode parecer modesta para os padrões de hoje, mas é importante lembrar que o peso a seco da RC30, de pouco mais de 180 kg, proporcionava ótima relação peso-potência e agilidade ímpar. Kits vendidos pela própria Honda elevavam a potência do motor para cerca de 150 cv, tornando excelente o que era ótimo.
Preço da moto Honda VFR 750R RC30 e status de colecionador
Uma rara Honda VFR 750R RC30 zero quilômetro de 1990 foi leiloada na Inglaterra em 2022 por mais de 65 mil libras, o equivalente ao câmbio atual (meados de 2025) a cerca de 500 mil reais.
Mesmo exemplares bem mais rodados alcançam preços elevadíssimos, tanto em função da pouca oferta de modelos como de sua tremenda história, que faz dela uma das Honda mais cobiçadas desde sempre pelos colecionadores. Veja também outros modelos de motos clássicas da Honda em nosso blog e fique por dentro de toda a nossa história.
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Moto honda colorida vista de lado
Moto honda colorida vista de lado com suporte
Motor honda RC30 transparente de lado
Motor v4 em formato de desenho não colorido
Motor v4 isolado cor preta