Encontrar uma concessionária

Honda vence as 8 Horas de Suzuka 2022

Na Competição

Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!

Honda vence as 8 Horas de Suzuka 2022

Na Competição 18/08/2022

A corrida mais importante para os fabricantes de motocicletas japoneses, as 8 Horas de Suzuka, foi vencida 28 vezes pela Honda em 43 edições. Uma estatística cruel para as outras marcas já que, a cada três disputas, a Honda vence uma, deixando aos rivais a magra satisfação de repartir as 15 vitórias restantes. 

Este absoluto domínio da Honda se repetiu na edição 2022 das 8 Horas de Suzuka pelo trio de pilotos formado pelos japoneses Tetsuta Nagashima, Takumi Takahashi e pelo espanhol Iker Lecuona, que dominaram a corrida praticamente de cabo a rabo. 

A Honda CBR 1000RR-R SP Fireblade largou da pole position, registrada por Takahashi, e depois de perder algumas posições retomou a ponta na 10ª volta para não mais perdê-la até a bandeirada final, que aconteceu as 19h30 de domingo 7 de agosto. Aliás, uma característica das 8 Horas de Suzuka é o final de corrida que entra noite adentro, sendo a hora final da disputa disputada em condições de visibilidade complicadas, o que se soma ao natural desgaste do equipamento e, é claro, dos pilotos. 

O trio do Team HRC completou 214 voltas em 8 horas, 2 minutos e 9 segundos, uma volta à frente da equipe 2ª colocada, margem que pode parecer grande, mas que tendo em vista a complexidade do traçado de Suzuka, de 5,8 km, pista tradicional e ao mesmo tempo traiçoeira, não permite a mínima distração.  

O experiente Takumi Takahashi foi o escolhido para levar a Fireblade na hora final, conquistando assim sua 4ª vitória nas 8 Horas de Suzuka. Suas outras vitórias aconteceram nos anos de 2014, 2013 e 2010. Já para Tetsuta Nagashima, este 1º lugar coroou um intenso trabalho pois sendo piloto de testes do Team HRC, coube a ele o acerto desta versão da Honda CBR 1000RR-R SP destinada a corridas de longa duração. 

Já para o jovem espanhol Iker Lecuona (22 anos), subir ao degrau mais alto de uma corrida como a 8 Horas de Suzuka representou não apenas ponto mais alto de sua temporada de estreia com piloto Honda, na qual compete regularmente na equipe oficial do HRC no Mundial de Superbike, como também sua “primeira vez” em uma corrida de longa duração. 

Após ter as edições de 2020 e 2021 canceladas devido à pandemia Covid-19, a realização das 8 Horas de Suzuka este ano foi coroada de sucesso, com 45 motos no grid de largada das quais 34 completaram a competição. Abaixo veja a lista de vencedores que usaram motocicletas Honda nas 8 Horas de Suzuka: 

2014: T. Takahashi – M. Van Der Mark – L. Haslam (Honda CBR 1000RRW) 

2013: T. Takahashi – M. Van Der Mark – L. Haslam (Honda CBR 1000RRW) 

2012: K. Akiyoshi – T. Okada – J. Rea (Honda CBR 1000RRW) 

2011: K. Akiyoshi – R. Kiyonari – S. Itoh (Honda CBR 1000RRW)  

2010: T. Takahashi – R. Kiyonari – T. Nakagami (Honda CBR 1000RRW) 

2008: R. Kiyonari – C. Checa (Honda CBR 1000RRW) 

2006: T. Tsijimura – S. Itoh (Honda CBR 1000RRW) 

2005: T. Ukawa – R. Kiyonari (Honda CBR 1000RRW) 

2004: T. Ukawa – H. Izutsu (Honda CBR 1000RRW) 

2003: Y. Nukumi – M. Kamada (Honda VTR 1000SPW) 

2002: D. Kato – C. Edwards (Honda VTR 1000SPW) 

2001: V. Rossi – C. Edwards (Honda VTR 1000SPW) 

2000: T. Ukawa – D. Kato (Honda VTR 1000SPW) 

1999: T. Okada – A. Barros (Honda RC45) 

1998: S. Itoh – T. Ukawa (Honda RC45) 

1997: S. Itoh – T. Ukawa (Honda RC45) 

1995: A Slight – T. Okada (Honda RC45) 

1994: D. Polen – A. Slight (Honda RC45) 

1992: W. Gardner – D. Beattie (Honda RVF 750) 

1991: W. Gardner – M. Doohan (Honda RVF 750) 

1989: D. Sarron – A. Vieira (Honda RVF 750) 

1986: W. Gardner – D. Sarron (Honda RVF 750) 

1985: W. Gardner – M. Tokuno (Honda RVF 750) 

1984: M. Baldwin – F. Merkel (Honda RS 750R) 

1982: S.Iijima – S. Hagiwara ( Honda CB 900F) 

1981: M. Baldwin – D. Aldana (Honda RS 1000) 

1979: T.  Hatton – M. Cole (Honda CB 900F)