Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!
A temporada da competição Mundial de Superbikes – WSBK – World Superbike – deste ano está articulada em doze etapas e se propõe como uma das mais interessantes competições da motovelocidade, eis os motivos:
√ As motos devem ser derivadas das de normal venda ao público
√ As modificações visam unicamente a adequação para uso em pista
√ Praticamente todos os principais fabricantes participam do torneio
√ A cada etapa são disputadas corridas no sábado e no domingo
√ São 3 categorias: WorldSSP300, WorldSSP600 e WorldSBK
Este ano houve uma grande “mexida” nas equipes, com diversos pilotos de destaque da categoria principal mudando de equipe. Na equipe oficial da Honda, o Team HRC, a única mudança foi a chegada de um novo Team Manager, o espanhol José Manuel Escámez, em substituição ao britânico Leon Camier.
Os pilotos continuarão sendo os jovens espanhóis Iker Lecuona (24 anos) e Xavi Vierge (26 anos), que pela terceira temporada consecutiva defenderão o time oficial da Honda nesse importante campeonato.
Na apresentação da equipe, a surpresa não ficou apenas por conta dos agressivos grafismos aplicados na Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, que, lançada em 2020, chega a esta nova temporada aperfeiçoada em diversos aspectos.
Equipada com o mais potente motor de quatro cilindros em linha produzido pela Honda, capaz de uma potência máxima próxima dos 230 cv, a Honda CBR 1000RR-R SP do Team HRC se vale de toda a experiência conquistada na MotoGP, tendo herdada muitas soluções técnicas da Honda RC 213V.
Importante mencionar que, dentre as inovações da Fireblade de Lecuona e Vierge para a temporada 2024, estão um inédito pacote aerodinâmico e um forte aperfeiçoamento do motor, que mirou desde o desenho do cabeçote e taxa de compressão até as relações de câmbio. Também o chassi foi alvo de ajustes visando maior agilidade e precisão do sistema de direção.
Uma importante novidade no regulamento do WorldSBK 2024 é a redução da capacidade do tanque de 24 para 21 litros e a obrigatoriedade do uso de ao menos 40% de combustível de origem não fóssil.
Última, mas não menos importante alteração no regulamento é a do peso mínimo: as motos devem pesar no mínimo 168 kg, mas, a partir deste ano, a pesagem ao final da corrida considerará a soma do peso do piloto + moto. A ideia é eliminar a vantagem de pilotos muito leves, e os que pesarem abaixo de 80 kg totalmente equipados deverão acrescentar lastro às motocicletas.
Abaixo, as datas das etapas do Mundial de Superbikes:
Austrália:
Catalunha:
Holanda:
San Marino:
Reino Unido:
República Tcheca:
Portugal:
Hungria:
França:
Itália:
Espanha:
Lateral esquerda da motocicleta Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
Detalhes Lateral esquerda da motocicleta Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
Detalhes Lateral direita da motocicleta Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
Piloto Iker Lecuona na Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
Traseira da motocicleta Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
Lateral direita da motocicleta Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP