Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!
Júlio Zavatti, o “Bissinho” foi o grande campeão do Rally dos Sertões 2022. Para alcançar o degrau mais alto do pódio nesta competição que é a mais difícil do calendário off-road do Brasil, Bissinho teve à sua disposição a moto Honda CRF 450RX, uma moto pensada para competições de enduro e ralis.
A CRF 450RX pertence a uma família de off-roads que compartilham de um mesmo projeto. Pode se dizer que ela é “irmã” das motos CRF 450R usadas no motocross. Ambas têm em comum itens fundamentais como motor e chassi. As diferenças se dão em detalhes como dimensão da roda traseira (aro 18 na RX e aro 19 na R), na capacidade do tanque e o cavalete lateral que equipa a RX.
Porém, para encarar um rali com duração de duas semanas e mais de 7 mil quilômetros de extensão, a CRF 450RX vitoriosa no Rally dos Sertões 2022 recebeu ajustes específicos para as particularidades desta competição.
A primeira e muito evidente modificação está na parte frontal, onde é instalado um farol de led e uma carenagem mais ampla, que protege a torre de navegação, estrutura onde estão literalmente empilhados diversos instrumentos.
Na parte mais alta da torre, instrumentos que oferecem informações sobre a velocidade e quilômetros rodados. Abaixo deles fica o maior instrumento – e talvez mais importante nos ralis – que é o road book. Trata-se de um visor com uma planilha, um rolo de papel onde é mostrado o caminho a ser percorrido em cada etapa.
Embaixo do road book está o Stella, um “GPS” multifunção montado sobre o suporte do guidão, que fica permanentemente conectado com a organização da prova via satélite. É através dele que o piloto recebe avisos sobre competidores tentando ultrapassagem ou sendo alcançados, limites de velocidade e alertas variados. Serve também para o concorrente pedir socorro em caso de problemas ou acidente.
Esta grande quantidade de instrumentos necessária em ralis como o Sertões ou o Dakar, por exemplo, implica também em aplicar aos punhos da CRF 450RX diversos botões destinados a operar tantas telas. Outra mudança nítida está no material das manoplas: em vez de borracha, o revestimento é de espuma, mais amigável com mãos que ficarão duas semanas agarradas nelas...
A torre de navegação impacta fortemente o visual da moto CRF 450RX mas, na verdade, a modificação mais crucial é a quantidade de combustível necessário no tanque (na verdade, tanques!). Em uma Honda CRF 450RX normal vão apenas 7,3 litros, já na moto de Bissinho a quantidade passa a incríveis 24 litros, divididos em dois tanques, 11 litros no dianteiro e 13 no traseiro.
Levar tanto combustível faz, obviamente, o peso da moto subir. A motocicleta, que pesa em torno de 110 kg em condições usuais, passa a pesar quase 180 kg. Com essa adição de peso, é necessário adequar as suspensões para permitir ao piloto o controle pleno da moto que, aliás recebe um amortecedor de direção que não existe na CRF 450RX standard. Tal equipamento é essencial nos ralis, que tem longas retas percorridas muitas vezes a 160-180 km/h.
De resto, a Honda CRF 450RX de Bissinho traz protetores de mão e de cárter especiais, disco de freio maior na dianteira – necessário por causa da elevação do peso –, e o sistema de escapamento diferente, que em vez de sair por cima sai por baixo do motor, dando espaço aos tanques de combustível traseiros.
Quanto ao motor, rodas, e chassi, a Honda CRF 450RX campeã do Sertões com Júlio “Bissinho” Zavatti é uma moto de produção em série e não um protótipo, o que confirma a excelência das motos Honda quando o assunto é fazer máquinas seguras, confiáveis, resistentes e... capazes de cruzar o Brasil de ponta a ponta de mão no fundo!
Lateral direita da moto Honda CRF 450RX
Lado esquerdo do Guidão da moto Honda CRF 450RX
Lado direito do Guidão da moto Honda CRF 450RX
Banco da Moto Honda CRF 450 RX
Road book da moto CRF 450rx
Torre de intrumentos da CRF 450RX
Tampa lateral do motor CRF 450RX
Traseira da moto Honda CRF 450 RX
Pedal de apoio da moto Honda CRF 450RX