Encontrar uma concessionária

Capacete na cabeça, e sempre bem afivelado

Na prática

Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.

Capacete na cabeça, e sempre bem afivelado

Na prática 17/05/2024
Capacetes Honda - Segurança, Estilo e Conforto

Usar capacete ao pilotar motos ou scooters, mais do que representar o respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma demonstração de bom senso. Proteger adequadamente a cabeça de eventuais tombos não só demonstra um apropriado senso de preservação como também respeito e carinho pelas pessoas que mais nos importam: família, amigos e colegas, gente que quer nosso bem-estar.

A falta do uso de capacete ao conduzir motos ou scooters é uma infração gravíssima, que acrescenta sete pontos ao prontuário de sua CNH - Carteira Nacional de Habilitação e uma multa de R$ 293,47, além da retenção da CNH e do veículo. Ou seja, a dor de cabeça é grande se o capacete não for usado. Importante: quem vai na garupa também deve usar tal equipamento, pois a falta implica em todas as punições descritas acima para o condutor.

Tão importante quanto usar o capacete é fazer isso de forma correta, o que no mínimo significa afivelá-lo corretamente. A cinta deve estar justa, encostando em sua pele, e não frouxa, uma vez que em caso de acidente o impacto poderá fazer com que o capacete saia de sua cabeça, se a cinta não estiver devidamente ajustada.

Não é incomum ver motociclistas usando capacete com a cinta frouxa ou até mesmo desafivelada, uma prática perigosa e injustificável, uma vez que os sistemas de fecho – assim como os capacetes de um modo geral – se modernizaram, tornado a operação da fivela e seu respectivo sistema de fechamento algo muito fácil e rápido.

Outro importante aspecto ligado ao uso do capacete para pilotar motocicletas e scooters é a viseira, ou óculos protetores específicos para motociclistas. Vale para esses acessórios o mesmo discurso feito acima, ou seja, mais do que a lei, é o bom senso que deve determinar o uso correto. Nossos olhos são órgãos sensíveis e fundamentais, e a simples ação do vento já é suficiente para causar problemas como ressecamento ou irritação. Porém o risco maior de dispensar a proteção da viseira/óculos é o impacto contra algum corpo estranho – pedrisco, areia, inseto –, o que pode causar um dano muito sério, comprometendo sua capacidade de conduzir veículos.

Enfim, proteger convenientemente sua cabeça e olhos é a garantia maior de que o privilégio de ter um guidão de moto ou scooter nas mãos será algo duradouro e pleno de felicidade. E foi justamente pensando nisso que a Honda desenvolveu uma linha completa de capacetes masculinos e femininos para atender a todos os gostos e estilos, mas sempre incorporando o melhor da tecnologia em termos de segurança, durabilidade e conforto.

Escolha o seu capacete Honda! Visite: https://www.honda.com.br/motos/honda-store/capacetes